Uma década depois: o que falta para os 2% da Travessia Urbana serem concluídos em Santa Maria

Uma década depois: o que falta para os 2% da Travessia Urbana serem concluídos em Santa Maria

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Faltando 48 dias para o fim de 2025, os usuários seguem aguardando a conclusão da Travessia Urbana de Santa Maria, obra que se arrasta há quase 11 anos. Enquanto a liberação não ocorre, quem utiliza o Trevo da Uglione, um dos últimos pontos pendentes, enfrenta congestionamentos diários que se estendem até a região da Estância dos Montes, onde avançam as obras no trecho de 2,5 km de duplicação da BR-392.


Embora o Dnit mantenha a expectativa de concluir os trabalhos até o fim de 2025, a situação atual indica o contrário. É bem provável que as obras avancem ao longo de 2026. Em alguns trechos, o aspecto é de paralisação. Na trincheira da Uglione (pista escavada abaixo do nível do solo), um dos poucos efeitos práticos e de avanços neste ano foi a liberação da alça de acesso à Avenida Hélvio Basso no novo viaduto metálico em cima da trincheira, o que permitiu a desativação do retorno pelo viaduto da Duque durante as obras. Ao longo do ano, os trabalhos seguiram ocorrendo na trincheira, principalmente para o lado de São Sepé, mas num ritmo muito lento. 


Nos pontos visíveis, houve compactação e nivelamento do solo, além da colocação de rachão para formar a base do asfalto, mas apenas no trecho próximo à saída pela BR-392. Já outro lado da trincheira, em direção à Rua Duque de Caxias e à Estação Rodoviária, há meses não há sinal de máquinas trabalhando. O cenário é de mato crescendo e restos de terra. Na quarta-feira (11), não havia trabalhadores no local.

Nas trincheiras, no lado da saída para São Sepé, os muros laterais foram concluídos, mas a base da pista ainda não está finalizada, faltando mais da metade do trecho que tem total de 800 metros de extensão. As divisórias de concreto não avançaram e o asfaltamento ainda não foi iniciado. No lado oposto, em direção à Avenida Duque de Caxias, as escavações aparentemente foram feitas, mas o mato alto indica falta de operários do Dnit no local há algum tempo.


A duplicação, iniciada em 16 de dezembro de 2014, com previsão de três anos de obras, completou 10 anos em dezembro do ano passado e já teve um investimento de mais de R$ 450 milhões. Dos 14,7 km, cerca de 14 km já foram duplicados e estão em uso. Também foram concluídos, nos últimos anos, e estão em uso 16 viadutos, três pontes e três passarelas.

Posicionamento do Dnit

Questionado sobre a falta de avanços visíveis, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que não existe paralisação nas obras. Segundo o órgão, na trincheira do bairro Uglione estão sendo realizados serviços de implantação da base com rachão. Na passagem inferior da Urlândia, a base está praticamente concluída, assim como os serviços de drenagem. O Dnit informou ainda que será mobilizada uma equipe de pavimentação para a conclusão total da parte inferior, dos ramos e acessos – sem citar um data. 


Dois túneis curtos inacabados

Na Urlândia (foto acima), o túnel que passa sob a rodovia e liga a Rua Orlando Fração a outra via do bairro segue sem conclusão. Moradores afirmam que não há presença de equipes do Dnit no local há pelo menos 20 dias. Falta finalizar toda a pavimentação, e a via apresenta desníveis e buracos que dificultam o trânsito, especialmente de motociclistas.


Questionado sobre o andamento, o Dnit informou que “as obras na Urlândia seguem o cronograma previsto, que vai até dezembro deste ano”. O órgão havia comunicado anteriormente que, após a conclusão dessa etapa, iniciaria os trabalhos no segundo túnel, localizado na Rua Capitão Vasco da Cunha, sob a BR-287.

No entanto, não há sinais de máquinas nem de trabalhadores nem na Urlândia nem na Vasco da Cunha. Nesse último ponto, o mato alto tomou conta da área, e comerciantes relataram ao Diário que precisaram encerrar atividades devido à obra inacabada. Com os serviços parados na Urlândia, segue a incerteza sobre o início e se será possível garantir a conclusão das obras na Vasco da Cunha dentro do prazo de 48 dias restantes para o fim do ano.


Iluminação

Foto: Dnit (Divulgação)

Uma boa notícia e um alívio é em função da nova iluminação da via que passa por adequações após furtos e de colocação em trechos inacabados. Segundo o Dnit, a próxima etapa será a instalação de postes nos trechos da Capitão Vasco da Cunha e da Urlândia. Há cerca de um mês, já contavam com iluminação os acessos ao distrito de Boca do Monte, Parque Pinheiro Machado, Viaduto Tancredo Neves, rótula de acesso ao Hospital Regional/Santa Marta e a interseção da BR-158, na saída para Rosário do Sul. Em todos esses pontos, a iluminação foi religada, após furtos de fiações. Já entre o Trevo da Uglione e o Trevo do Castelinho, na saída para Itaara, a rodovia segue totalmente às escuras. O Dnit prevê religar as luzes, mas não deu prazo.


O que falta para ficar pronto?

A obra, considerada a maior que o Dnit realiza na Região Central, está 98,5% concluída, conforme atualização de setembro deste ano. Faltam ser finalizadas as seguintes etapas:


O que falta: na trincheira do bairro Uglione, a principal pendência, o Dnit informou que estão sendo realizados serviços de implantação da base com rachão. No local, no entanto, há pouca movimentação visível, e o aspecto é de paralisação. Nas passagens inferiores, o túnel da Urlândia, que liga a Rua Orlando Fração à outra via do bairro, segue com a base e serviços de drenagem praticamente concluídos. O órgão informou que uma equipe de pavimentação será mobilizada para concluir a parte inferior, ramos e acessos. Após essa etapa, os trabalhos devem seguir para a passagem inferior da Rua Capitão Vasco da Cunha, sob a BR-287, onde ainda faltam construir paredes laterais e concluir o asfaltamento.


O que já foi: estão concluídos 14,7 km de pistas duplicadas, 10,7 km de ruas laterais, 18,5 km de ramos e acessos, 16 viadutos, três pontes e três passarelas — nos bairros Parque Pinheiro Machado, Floresta e São João. Também foi liberada a duplicação de 800 metros na Urlândia, com investimento de R$ 7,2 milhões, e a passarela entre os bairros São João e Juscelino Kubitschek. A iluminação foi religada entre os trevos da Ulbra e da Cohab Santa Marta e, segundo o Dnit, a próxima etapa é a implantação de postes na Vasco da Cunha e na Urlândia. Quando concluído, o sistema será repassado à prefeitura, responsável pela manutenção. Desde o início do projeto, mais de 50 audiências de conciliação viabilizaram desapropriações e a aquisição de 20 imóveis por meio do Programa Compra Assistida. O Dnit prevê investimento adicional de R$ 9,1 milhões para a conclusão do empreendimento.


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